Escrita persuasiva: como fazer conteúdos que direcionam o seu público para onde quiser.

Você sabe o que é escrita persuasiva para marketing digital?

Bem, provavelmente já deve ter ouvido falar, não é mesmo? Afinal, é uma das técnicas mais populares quando falamos a respeito de conteúdos com alto poder de engajamento. 

E mesmo que nunca tenha escutado sobre, não tem problema. Neste artigo, nós vamos apresentar o que é essa maneira de escrever junto ao conjunto de práticas que a compõem.

Aproveite e boa leitura!

O que é escrita persuasiva?

A escrita persuasiva para marketing digital nada mais é que uma técnica de escrita cujo foco é persuadir o leitor a tomar alguma ação no final do conteúdo. Essa ação pode ser desde um compartilhamento do artigo até uma chamada para compra.

Essa técnica pode ser aplicada em qualquer tipo texto, como:

Ela é mais comum nesses casos devido ao fato dessas plataformas terem mais proximidade com o público. Logo, o direcionamento ocorre de maneira orgânica.

Apesar desse método de escrita ser eficaz para aumentar o engajamento, um texto persuasivo não é feito apenas dessa técnica.

Texto persuasivo é o resultado de uma boa escrita

Um texto persuasivo é resultado de uma escrita persuasiva bem feita. Porém, mais do que isso, é um artigo bem construído.

Entenda: você pode ser a pessoa mais persuasiva possível, mas, se o seus argumentos não são bons, se não se comunica claramente, se não consegue construir uma linha de raciocínio que outra pessoa não possa acompanhar ou se tem dificuldades para apresentar um assunto, então essa habilidade não é aproveitada.

A boa escrita vai além do bom português. Ela é clara e se comunica com o público de maneira correta, utilizando a linguagem mais adequada para passar a sua mensagem com clareza.

Procure criar hábitos que estimulem a constante melhora dos seus artigos, tais como:

  • leia e releia seus textos;
  • escreva muito;
  • estude um pouco sobre os assuntos antes de escrever;
  • se vai falar sobre algo que já entende, veja materiais de grandes nomes sobre o assunto para usar como referência.

Por meio dessas ações, você conseguirá ver uma melhora progressiva dos seus artigos.

Práticas importantes para a sua escrita persuasiva

Existem práticas na escrita persuasiva para marketing digital que facilitam a criação de conteúdos de qualidade e que são capazes de direcionar o público para onde você desejar. Confira!

Tenha empatia pelo leitor

O ato de se colocar no lugar do outro vai lhe permitir entender a sua dor e a situação pela qual a pessoa está passando.

Essa pequena experiência será crucial para que seja capaz de levantar o problema do leitor e fazê-lo se identificar com seu texto.

Assim, as chances de que ele permaneça consumindo o conteúdo são maiores, pois acreditará que você será capaz de conduzi-lo a uma resposta para solucionar a situação pela qual está passando.

Mas tome cuidado: não demore muito para apresentá-lo a uma solução, e quando o fizer, traga o máximo de detalhes possível, junto a pontos relevantes a serem levados em consideração.

É preciso se atentar que você está construindo e trabalhando em volta de uma expectativa de alguém, e se você não satisfaz essa pessoa, fatalmente ela sairá e poderá não acreditar em nenhuma palavra do que leu.

Compare

Veja se a comparação é cabível dentro do contexto que está escrevendo. Se for, utilize-a para mostrar para o seu leitor que um produto é melhor que o outro, ao mesmo tempo que aproxima essa ideia dele.

Em textos que permitam uma linguagem mais casual, use analogias e metáforas para uma comunicação mais simples.

Quando o redator sabe usar tais recursos, ele faz o leitor entender melhor seus argumentos, ter uma compreensão mais clara do que está sendo apresentado no conteúdo, identificar-se com o que está lendo e construir uma relação emocional com o texto.

Histórias são ótimas para se comunicar

Nem sempre o Storytelling será possível. Porém, quando puder, aproveite a oportunidade para criar um conteúdo que realmente se conecta com o público.

As pessoas têm mais facilidade de se identificar e lembrar daquilo que se conecta a elas, principalmente se interagem com seus sentimentos. As histórias buscam isso – criar uma conexão com o leitor.

O Storytelling também vai ajudar você a criar cenários, contextos e a despertar lembranças em quem está lendo, fazendo com que o leitor perceba seu ponto de vista e argumentos com maior facilidade. 

Apresente argumentos de autoridades

Sejamos sinceros, dificilmente as pessoas darão crédito ao seu artigo se os argumentos utilizados para construí-lo não tiverem embasamento algum.

Usar argumentos de peso e provas sociais traz maior legitimidade às palavras que estão escritas no artigo, bem como reforça a ideia no leitor de que ele está consumindo um artigo de qualidade.

Faça citações a pessoas ou entidades que são referências no assunto, passando, assim, mais credibilidade.

Apresente motivos

Quer convencer alguém a tomar uma ação? Então apresente motivos válidos para que a pessoa o faça. Apenas dizer que o produto é a melhor escolha do mercado não basta.

É preciso fazer o leitor entender o porquê essa solução apresentada é a melhor para ele, apresentar os motivos para tal, conectar as dores dele com o produto ou serviço e mostrar as razões pelas quais ele pode confiar no que está lendo.

Reforçe sua ideia usando repetições

Quando falamos sobre repetições, não significa que você deve escrever em seu texto algo como “o marketing digital vai salvar a sua empresa” infinitas vezes.

A ideia aqui é reforçar o assunto na cabeça do leitor utilizando exemplos, citações, argumentos e referências junto ao seu vocabulário para que ele tome uma atitude sem que perceba que você o está redirecionando.

Escreva e reescreva as suas frases diversas vezes enquanto está fazendo seu conteúdo. No fim, releia tudo e veja se o que está escrito é feito da melhor forma para que o seu lead tome alguma atitude.

Mantenha a consistência

Manter a consistência traz dois principais diferenciais para um artigo: a qualidade do que está escrito e que as pessoas utilizarão do texto como referência.

Quer fazer seu blog ser uma referência em viagens, por exemplo? Então, manter a qualidade dos posts, detalhando e abordando o assunto de forma dinâmica e profunda, vai  levá-lo a essa direção.

Um texto sem consistência não passa de, no máximo, uma autoajuda, onde quem está lendo vai pensar “Top!”, mas não vai saber sequer como aplicar o que foi dito.

Dê motivos para que o leitor queira continuar a leitura

Em um país em que a população passa mais de nove horas conectada à internet (dados levantados pela Hootsuite e We Are Social segundo o G1), é difícil acreditar que o tempo médio de permanência em uma página é menor do que um minuto, não é mesmo?

Esse é o perfil do internauta brasileiro. Na internet, as pessoas querem encontrar a informação que desejam o mais rápido possível. Apenas 25% dos usuários que acessam o seu site realmente param para ler o que está escrito.

Se você não dá a eles motivos para permanecer lendo e consumindo o conteúdo, dificilmente vai conseguir reter o público.

A melhor maneira de conseguir fazer um possível lead permanecer na sua página é por meio de conteúdos relevantes e que se conectam com as dores que eles possuem.

Apresente benefícios

Quando for falar sobre uma solução para uma situação-problema, mostre os benefícios de usar o produto ou serviço, e como ele resolve as dores da pessoa que passa pela adversidade.

As pessoas vão adquirir apenas itens que sejam benéficos a elas. E quanto mais vantagens eles oferecem, principalmente quando comparados à concorrência, melhor será.

Ofereça exclusividade

Pessoas querem se sentir únicas. É por isso que mudam seus cortes de cabelo, usam roupas diferentes, possuem hábitos distintos uns dos outros, etc.

Se quer conquistar o seu leitor de maneira simples, a técnica de escrita persuasiva para marketing digital que não pode faltar nos seus artigos é justamente a exclusividade.

Convide o lead para fazer parte do pequeno grupo de pessoas bem informadas e que utilize você como fonte de informação. Aguce a curiosidade dele por meio de perguntas, como “você sabia”, “sabe o que o seu concorrente está fazendo?”, “quer descobrir como fazer isso?”, entre outras.

Estimular seu lead dessa maneira e então dar a ele a solução que espera é uma das melhores maneiras de fazê-lo consumir todo seu conteúdo.

A escrita persuasiva deve fazer parte da sua estratégia

A escrita persuasiva, quando colocada em prática de maneira correta, é capaz de atrair e reter uma grande quantidade de pessoas, além de permitir direcionar o público para onde você deseja.

É uma abordagem eficaz, utilizada por diversas empresas para fazer com que, ao final do conteúdo, o leitor tome alguma ação.

Utilizá-la sem prática pode trazer resultados abaixo do esperado. Por isso, é preciso contar com uma equipe capacitada, que saiba produzir os melhores conteúdos para o seu negócio. E esse time você encontra aqui, na Inside Digital.

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